segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Viagem: Las Alpujarras

Hola gente!!! 
Sábado (23/10/10), eu e Pam, fomos as Alpujarras, por apenas18€ , através da AEGEE (Association des Etats Généraux des Etudiants de l’Europe / European Students’ Forum)No perfil do facebook, onde soube da oferta da viagem, dizia algumas coisas sobre o programa da viagem que me animou pra conhecer neh!(o que estiver em laranja era o que dizia no roteiro da viagem no facebook, ok? Os escritos em cor comum são meus comentários e contos sobre o que realmente aconteceu) : 
Saímos as 08h00 da manhã, para aproveitar todo o dia na  montanha, com regresso a Granada ás 20h30. 
Essa saída da gente de casa foi tão tosca, que ás 8hrs ainda era noite, um frio da bobônica e eu e Pam não tínhamos dormido nada, porque não tivemos escolha na noite anterior e tivemos que sair com o pessoal, eu me atolei nas cervejas e acordei ainda zen de sono e de cerveja. Mas beleza, vamos embora, vai ser mto massa essa viagem! Nem foto a gente tirou dessa saída, cara de deprê total!
A viagem consiste em visitar alguns povoados de la Alpujarra no qual poderemos comprar produtos típicos como o mel de Alpujarra, o famoso jamón de Trevelez, os doces típicos, como a pasta de amendoas, o queijo de cabra, etc. Os povoados principais são: Capileira, Campaneira e Bubión;de onde sairiamos para fazer uma rota de Senderismo (ou seja uma caminhada).
Massa, pensei né, vamos conhecer as cidadezinhas e talz, tudo que há! Em primeiro lugar o primeiro povoado que paramos foi PAMPANEIRA, nunca se passou a tal da campaneira, mas tudo bem, àquela altura eu nem lembrava mesmo os "pueblos" que visitaríamos eu só pensava em dormir. Mas vamos lá né, curtir a tal Pampaneira, tinhamos 1 hora pra visitar. Pam disse logo: Vivi, vamos catar um banco e uma praça e vamos dormir 40minutos. Foi uma pena não termos achado! =P Brincadeira, curtimos o povoadozinho, melhor do que o Floriano com certeza. Achamos logo a cabine do superman. Só que aí, o roteiro que nos deram no ônibus me interessou, dizia que ali tinha la fuente de San Antonio, onde a lenda diz que quem bebe da sua água ou se casam ou encontrão um namorado bem em breve. Pra quem já entrou na onda da Pedra de Santo Antonio de Fagundes, essa eu não ia deixar passar. Fui logo atrás da fonte, bem limpinhaaaa (cheia de lôdo), que Pam se recusou a beber por isso (besteirinha dessa rapaz!), mas eu não podia deixar de beber, os turistas tudo tomando... fui fundo, bem geladinha...hummmmm dhilícia! Pra completar toda nossa animação eu perto de chegar no ônibus piso bem no meio de uma cagada de cachorro, maravilha! Mas ainda saí rindo, acreditem!



Coisas interessantes que encontramos por lá.
Depois da Pampaneira, fomos na Capileira, esse povoado sim, foi o mais sem noção, o que mais disseram foi: - O que quiserem comprar pra comer e beber tem que comprar agora porque lá em cima não tem onde comprar nada. E ainda era nesse pueblo que se fazia o jámon Trevelez, só que nos deram 45 minutos para fazer tudo isso, ou seja, eu e Pam, procurando o supermercado do lugar, depois procurando um local pra fazer um lanche que pudéssemos experimentar algo local, demoramos apenas 1 hora e 10 minutos pra chegar no ônibus que o motorista abençoado estacionou lá na casa de chapéu. Mas tudo bem, pelo menos haviam outros mais atrasados do que nós. Era época das castanhas na cidade, na foto do lado direito é uma arvore da tal castanha estranha. 


"Faremos uma rota pela montanha, com magníficas vistas, já que subiremos uns 2.000 metros de altura, de onde poderemos observar o pico del Veleta ) o ponto mais alto de Sierra Nevada), fazendo um pic-nic deante desta vista preciosa!"
Pensei eu:  Nossa, agora vamos subir a montanha de ônibus né... espero que agora vamos ter paisagens lindíssimas e fazer a tal caminhadinha só apreciando a paisagem. Pura ilusão!
Lá fomos nós, passamos por Bubión, nada de parada viu, só adeus. O ônibus parou logo no início de uma estradinha bem parecida com a de Lagoa Seca - PB em época de chuva (cheia de buraco) e lá fomos nós caminhando, eu não tinha nenhuma noção do que era "subir uma serra pra apreciar a paisagem", que até então eu não tinha associado essa caminhada (muito menos lembrado) aos 2mil kms de altura de serra!

Minha cara de animação...
Inicialmente fazia sol, a paisagem agradável alegrava minha pessoa sonolenta e preguiçosa, mas vamos lá subir uma ladeira do baralhooo, uma não, várias! Mas devo confessar que tivemos algumas paisagens bem gratificante, só que ao contrário do que diziam na previsão (dia soleado), eu via lá de longe as nuvens acinzentadas se reunindo pra terminar de lascar o dia da galera. Mas estavam todos animados com a caminhada e eu lá na rabeta da multidão, xingando o mundo inteiro por estar subindo 15 km  (no mínimo) de ladeiras sem fim. 


Finalmente paramos para o tal pic-nic com paisagem "lindíssima"!!! Simplesmente uma névoa megalomaniaca de gigante cobriu toooooda a região, aí sim eu achei "lindo", o frio que vinha com ela congelou a gente. Tinha umas casinhas estilo casa de Hobbits (do senhor dos anéis), que com a névoa eu me senti mesmo num filme.

Mas ainda conseguíamos sorrir! =D
Não vou mentir que eu só queria minha casa, meu cobertor, minha mãe....Ahhhhh!!!! 
Mas, da situação como um todo a gente não podia fazer muita coisa, só se empacotar e esperar. Então, comemos um pouco e sentimos os poucos pingos de chuva congelantes cair sobre nós, os instrutores reuniram o pessoal para colocar a questão: subimos mais a serra e tentamos ver se esse tempo nublado passa ou vamos para o "pueblo" mais próximo e tomamos um chocolate quente e passeamos por la?! Por incrível que pareça 159 pessoas (sem noção total!) disseram: - Vamos subir! E 6 (incluindo eu e Pam) votamos pra descer.
Perdendo a votação, eu fui reclamando ao cubo; e tome ladeira pra cima, lembrei dos tempos em que pai me chamava: - Vamos fazer uma caminhadinha?! E andava até as pernas quase torar no meio. 
Pensei logo, isso é coisa de pai, rogou a praga la de CG chegou aqui na Espanha. E tome mais paisagem! Olha aí em baixo que beleza de paisagem a essa altura da caminhada.


Bom, chegou um ponto da caminhada que eu falei: Hey boy, eu não vou subir mais pra canto nenhum, não tem nada pra ver lá em cima que eu já não esteja vendo aqui (neblina, frio e pingo de chuva), não subo mais nem com a porra. Eu espero aqui! (Dêem um desconto de 90% pra ignorância tá, eu fui educada) Afinal já estávamos a 2mil e 200 metros de altura, pelo amor de Deus neh! 
Ficamos eu, Pam e mais as outras 4 pessoas que não queriam mais subir. O cara pediu pra esperar por ele pra não se perder do grupo, nessa ligeira espera por ele de apenas aproximados 40 minutos passamos um frio de uns 4ºC, umidade que molhou nossos cabelos, fora agonia do cansaço, doidaaaa pra voltar pra casa.

Espera agradável!
Lá pras tantas uma das mulheres ligou pra o instrutor e falou que a gente ia descer de todo jeito. Então descemos e encontramos o pessoal no meio do caminho, eu já nem parava de andar mais, louca pra chegar no ônibus e descansar meus pés, Pam também já se acabando com as botas dela, a água da gente só tinha 2 dedinhos na garrafa....foi uma maravilha. 
Enfim, chegamo em casa são e salvas, mas totalmente destruídas. Mas como diriam "os poetas": "o importante é a salvação da alma."
Deixo vocês apreciando os frutos dessa viagem muito doida, que apesar de tudo, posso dizer que nos divertimos muito e valeu a experiência "MARAVILHOSA"!!! 
Besos


2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, adorei minha filha essa tua aventura.kkkkkk lembrei de uma visita que fizemos as cataratas de iguaçu. haja andar na passarela e nada de chegar lá.....quanto mais andava mais não chegava ao final...dai tomei uma decisão..voltei...voltei sozinha, porem vc igor e seu pai chegaram até o final.cheiro

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tá vendo mãe que as histórias se repetem! Te amo muitãoooo! =*

    ResponderExcluir