segunda-feira, 22 de abril de 2013

Caçando o melhor momento para ver uma chuva de meteoros.

Oi pessoal! 

É, reapareci no blog com uns temas novos, desde julho do ano passado as coisas apertaram por aqui, mas não esqueço de juntar material para postar certos temas que gosto aqui, então aguardem que em breve tem mais. Mas vamos ao que interessa... 

Fiquei sabendo, meio que atrasada, de uma chuva de meteoros nos nossos céus o que me animou em compartilhar como vocês tais informações, já que pode ser que alguém queira usar a criatividade e preparar uma surpresinha com aquele momento "romance", levando @ namorad@ pra um matinho, praia ou camping afastado da cidade para tomar um vinho enquanto espera a boa vontade de um par de estrelas cruzar os céus, contanto a história da vinda do Kal-el... Rapaaaaz, fala a verdade que a dica é boa?! 

Nesse post vai rolar mais umas dicas pra ver se a coisa flui de verdade e você junta um pouco de otimismo com coragem e realiza a ideia de avistar as chuvas de estrelas seja qual for a situação que você vai criar. 

Foto de http://sipse.com
Enquanto escrevo para vocês, queridos bloggers, inúmeras estrelas cadentes "voam" nossos céus e infelizmente eu não consigo ver nenhuma. O primeiro motivo é que temos por aqui uma bela e maravilhosa Lua, bem cheia, que não me permite ver nem 1 estrela normal sequer, quanto mais uma cadente; e segundo, eu não tô nem um pouco disposta a esperar até ás 6 ou 7 da manhã para tentar ver uma, dado que eu estou no meio da cidade, iluminação demais reduziu minhas probabilidades de visualização. Desde o dia 16 de Abril está acontecendo esse fenômeno e vai até o dia 25 de abril, pelas previsões de estudiosos o ponto máximo foi hoje pela manhã (22 de abril, horário Espanhol).

A chuva de meteoros que ocorre essa semana é do grupo das Líridas, que tendem a ser surpreendentemente brilhantes, muito rápidos e muitas vezes deixam rastros luminosos, o que facilita a visualização daqui da Terra, chegam a ser vistos de 10 a 20 meteoros por hora, ainda que em algumas ocasiões foram visto até 100, aí já vai uma questão de sorte mesmo, porque eu já cansei de olhar o céu, mas minha localização também não ajuda. Estes meteoros se distinguem por desafiar os pronósticos apressurados. Inesperadas explosões empurraram as taxas de meteoros Líridas a 90 meteoros por hora em 1982, 100 meteoros por hora em 1922 y 700 meteoros por hora em 1803. Antigos registros chinos informam que os meteoros Líridas caíram como chuva no ano 687 A.C. 

Para quem deseja ver alguns meteoros entre os dias 22 e 25 de abril, é aconselhado tentar antes do amanhecer, quando a lua já deixará o céu mais cedo e estará escuro o suficiente para vê-los. A maior parte dos meteoros Líridas costumam voar a partir das 3 da manhã (horário da Espanha; 22hrs no Brasil, para o Brasil, vi pessoas sugerindo vê-los a partir das 24hrs) até os primeiros raios de sol, a lua vai sair de cena poucas horas antes de amanhecer. Ainda dá tempo! Esta chuva será visível tanto do hemisfério norte, como do hemisfério sul, mas será mais fácil ver do hemisfério norte, portanto, quem estiver na Europa não perca a oportunidade. Bom, se você não conseguir pegar essa chuva de meteoros, durante o ano tem mais. Abaixo coloco para vocês as próximas, igual como informa o site earthsky.

5 de maio, 2013 - Eta Aquarids 
Esta chuva mostrará a maior quantidade de meteoros antes do amanhecer do dia 5 de maio. Por sorte, a lua minguante não vai impedir que vejamos as Eta Aquarids de 2013. Esta chuva de estrelas será visível também em ambos hemisférios. Em latitudes médias do hemisfério norte, cairão de 10 a 15 meteoros por hora. No hemisfério Sul os números serão muito maiores, portanto queridos brasileiros, essa será a vez de vocês. Em sua maior parte a chuva ocorrerá antes do amanhecer. A chuva aparecerá ao este e sudeste, por volta das 4 da manhã e poucas horas antes de amanhecer oferecerá maior quantidade de estrelas cadentes. 

28 e 29 de julho, 2013 - Delta Aquarids 
Esta chuva de meteoros, igual que a Eta Aquarids de maio, vai favorecer ao hemisfério Sul e as latitudes tropicais do hemisfério norte. Os meteoros darão a impressão de radiar desde a parte sul do céu. Será possível ver hasta 15 o 20 meteoros por hora. Diferente de outras chuvas de estrelas, a Delta Aquarids não tem um pico definido, por isso, poderá observar-se desde o fim de julho até incio de agosto. Os melhores tempos de observação serão a partir das 2 da manhã e especialmente 2 horas antes do amanhecer. 

10/11, 11/12 y el 12/13 de agosto, 2013 - As Perseidas ou Lágrimas de São Lourenço 
Esta chuva costuma ser mais visível depois da meia noite e por sorte, em 2013, a lua crescente nascerá a tarde. Serão mais visíveis poucas horas antes de amanhecer. Esta chuva de estrelas favorece ao hemisfério norte, entretanto será visível de qualquer parte do mundo. Tipicamente, estes meteoros vem da direção da constelação de Perseo, mas se você, como eu, não sabe onde danado está essa constelação, não se preocupe porque não necessitarás saber disso para desfrutar do espetáculo, já que a chuva aparecerá por todo o céu. As Perseidas são consideradas por muitas pessoas como a melhor chuva do ano, com um número de meteoros que podem chegar a superar os 50 por hora, começam na noite de 10 de agosto e continuam até o amanhecer de 13 de agosto. 

7 de outubro, 2013 – As Dracônidas 
Esta chuva vem de uma direção próxima da cabeça da constelação de Draco o Dragão no céu do norte e é por ele que as Dracônidas se observarão melhor do hemisfério norte. Esta chuva é especialmente excêntrica, já que seu ponto radiante se encontra no mais alto do céu ao cair da noite, a diferença da maioria das chuvas de estrelas que se observam melhor passando a meia noite. É importante ressaltar que historicamente, este não é um dos "shows" mais espetaculares, já que o número de meteoros por hora é bastante baixo. Entretanto, as vezes o Dragão acorda e nos dá agradáveis surpresas, jogando centenas e até milhares de meteoros por hora. Este ano a luz da fina Lua crescente não vai interferir muito nas Dracônidas. A melhor noite para observar esta chuva será ao anoitecer do dia 7, ainda que será visível no dia 8 também.

21 de outubro, 2013 - As Oriônidas
Este no será um bom ano para as Oriônidas devido a presença de uma brilhante Lua Gibada Crescente. Em anos com um céu escuro se pode alcançar a ver até 15 meteoros por hora. As Oriônidas deixam brilhantes traços e sua luminosa cabeça costuma ser bastante espetaculares, com sorte se pode ver algumas apesar da luz da lua. Este grupo de meteoros aparecem ao norte de Betelguese na Constelação de Orion. As Oriônidas serão visíveis tanto do hemisfério sul como do norte. As melhores vistas provavelmente ocorrerão antes do amanhecer do dia 21 de outubro. 

4/5 de novembro, 2013 - As Táuridas do Sul 
Esta chuva são para os mais aficionados, digo isso porque são mais difíceis de ver, porque são mais abertas e dispersas o que lhes favorece em uma duração de quase 2 meses (de 25 de setembro até 25 de novembro) mas geralmente não tem mais de 7 meteoros por hora, ainda que em seu ponto máximo, na noite de 4 e na madrugada de 5 de novembro. Serão visíveis de ambos os hemisférios. 

11/12 de novembro, 2013- As Táuridas del Norte
Este ano a Lua Crescente irá interferir durante a tarde e as altas horas da manhã. Mas poderá ser observado alguns meteoros depois que a Lua se pôr e antes do amanhecer. Também é uma chuva de larga duração (12 de outubro a 2 de dezembro) mas ao mesmo tempo bastante modesto. O número médio de Táuridas do Norte é de cerca de 7 meteoros por hora e tipicamente chegam ao seu ponto máximo por volta da 1 da manhã quando Tauro o Toro se encontra no alto do céu. Serão visíveis de ambos os hemisférios. 

16/17 de novembro, 2013 - As Leônidas 
Historicamente, as Leônidas produziram várias das chuvas de estrelas mais espetaculares da história, com milhares de meteoros por hora. Estas tormentas ocasionalmente recorrem ao ciclo de 33 ou 34 anos, mas é muito mais provável que o Leão não urja com tanta força, permitindo assim que vejamos esse ano de 10 a 15 meteoros por hora se tivermos sorte, porque este ano também brilha durante toda a noite uma bela lua cheia que irá ocultar muitos meteoros. Igual que as Oriônidas de outubro, as Leônidas são mais espetaculares ao passar da meia noite, alcançando seu ponto máximo justo antes do amanhecer. Também são visíveis de ambos os hemisférios. 

13/14 de dezembro, 2013 - As Gemínidas 
As Gemínidas são o último grande show do ano, produzindo até 50 meteoros por hora. Como regra geral, as Perseidas de agosto ou as Gemínidas de dezembro costumam ser as chuvas mais prolíferas do ano. Diferente de muitas chuvas de estrelas, as Gemínidas podem ser vistas a partir das 9 ou 10 da noite e os melhores tempos para vê-las será a partir da meia noite do dia 13 e antes do amanhecer do dia 14. Podem ser vistas de qualquer parte do mundo. 

Bom galera, espero que tenham curtido as informações e as dicas. Anotem em suas agendas os dias para curtir momentos fascinantes! E se caso resolverem seguir o plano romântico, é sempre aconselhável levar um certo equipamento pro "acampamento" tipo: lanterna, água, comida, cabana, vinho, manta, camisinha, etc... =P 
 Ah e não esqueçam de fazer seus pedidos a cada estrela cadente! (vai que funciona, neh?!)
Se lhe sobrar alguma estrela, por favor, peça pra que eu fique rica. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário