terça-feira, 18 de junho de 2013

Quero ver uma aurora boreal: O que eu faço?

Depois de alguns meses de muito trabalho e muitos atropelos na minha velha vida perfeita, que hoje em dia já nem é tanto, mas continuo sem poder reclamar, as coisas tem caminhado bem para o meu currículo "pouco expressivo", estamos trabalhando duro nisso, então acho que mereço uma super viagem com direito a realização de sonhos quase impossíveis.

Então, me veio a cabeça a Aurora Boreal, não poderia querer algo mais complicado, mas sinceramente, na época que a descobri e sonhei em vê-la não parecia tanto.
Janeiro de 2013. Foto de Ra Station Club
Pesquisando pela internet podemos ver relatos maravilhosos sobre essa experiência, entre tantos que li, houve um que me deixou toda arrepiada só de ler, escrito pela jornalista Paola Gentile, é emocionante a sorte que ela teve. O mais interessante nesse tema é que quanto mais você lê, mais apaixonado você fica pela idéia. Já sinto que as Luzes do Norte, ou Aurora Boreal (como queiram chamar) é aquele tipo de coisa que você tem que viver antes de morrer. O fenômeno por si só já explica a minha paixão por ele, mas abaixo espero que vocês possam entendam melhor o porque essa beleza entrou no meu top viagem dos sonhos e já digo que não é nada simples planejá-lo.

Coisas positivas há muitas nessa aventura, mas também há o fato de que muitas pessoas viajam grandes distâncias para testemunhar as Luzes do Norte, e não vêem nada, então você tem que ir pensando que vai conhecer a cidade e se rolar uma aurorinha, tá saindo no lucro.
Aqueles que são agraciados com a sua presença sobrenatural está em uma das exposições mais impressionantes da natureza do planeta, é notoriamente indescritível e mesmo que se veja por fotos e se tenha uma ideia de como são, não se compara com o visto a olho nu.
A aurora boreal sempre provocou fortes reações de quem as viu, estabelecido no folclore como bons ou maus presságios. Os vikings, por exemplo, se diz que acreditava que eles eram um reflexo etéreo dos espíritos de virgens.
Os asiáticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal viverá feliz o resto da sua vida. Especialmente, acredita-se que seja uma fonte de fertilidade.
Eu particularmente gostei bastante da crença dos asiáticos e resolvi ficar com ela, eles parecem um povo muito sábio e ha de ser positivo nessa vida.

Esse post está sendo gerado de acordo com que eu vou encontrando de informações relevantes sobre essa "caçada". Relevante, digo do ponto de vista de alguém que não conhece nada sobre o norte europeu e que tão pouco sabe muito sobre luzes do norte. Então, pra começar achei importante saber...

Como se origina a aurora boreal?

Gráfico por Al Blasko, Accuweather.com

"A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre." WikipédiaBR

" O fenômeno é criado pelo "vento solar": partículas eletricamente carregadas que o Sol lança em todo o sistema solar. As partículas são atraídas para o campo magnético da Terra em torno dos pólos, o que é por isso que eles são visíveis em latitudes extremas. À medida que atingem a atmosfera da Terra, as partículas ionizam, liberando cargas que aparecem visível para nós como a luz brilhante." Etravel

Já dá pra entender que vamos ter que ir o mais próximo que podemos dos polos. Mas surge outra dúvida:

Quais as condições mais propícias para vê-las? 

Apesar de ter visto em outros sites algumas dessas dicas, não posso deixar de dar os créditos a Rebecca Burns e Paola Gentile que sugerem a maioria deles:

1 - As Auroras ocorrem durante todo o ano, mas para vê-las corretamente são necessárias duas condições básicas: que o Sol esteja em intensa atividade, expelindo porções de sua superfície com força e velocidade suficientemente altas para que cheguem à Terra e sejam sugadas pelo magnetismo das regiões polares (no Polo Sul, chama-se aurora austral), e já que são geradas muito acima das nuvens, é necessário que o céu esteja sem nuvens.
Aurora Forecast
2 - Existe algumas maneiras de estar atento ao surgimento das auroras, eu vi muitos comentários de que a NASA oferecia informações na net da atividade solar, mas na verdade quem oferece é a NOAA através de um satélite da NASA, e num mapa atualizado de 30 em 30 segundos é possível saber "á quantas" andam a atividade solar, está medida em uma escala de atividade de 1 a 10 ou em porcentagem de chances de vê-las, quanto maior o número na escala, maior é a possibilidade de vê-las. De qualquer maneira encontrei dois sites: NOAA¹ e NOAA² ; e uma aplicação para Android e iOS chamada Aurora Forecast que oferece informações oferecidas pela NOAA POES e do Instituto Geofísico da University of Alaska Fairbanks, mas há mais aplicações semelhantes disponíveis.
3 - Evite viajar para vê-las nas épocas de lua cheia, quando o céu está muito claro para vê-las, pois sem a iluminação da lua é possível inclusive vislumbrar as luzes do norte em algumas cidades, entretanto, elas parecem mais emocionantes se você estiver longe da poluição luminosa, ou seja, em destinos mais rurais.
4 - Na maioria dos destinos, a melhor época para vê-las é no início do Outono (de Setembro a Outubro) e início da Primavera (de Março a Abril) - embora isso possa depender do seu destino específico e das condições climáticas locais.
5 - As auroras boreais parecem surgir com mais frequência a partir da tarde até as primeiras horas do dia (por volta de 18:00-1:00).
6 - Se você quer do fundo do coração fotografar as Luzes do Norte, você vai precisar de um bom equipamento (uma câmera que permite que você use exposições longas,10-30 segundos, e uma lente rápida, ampla - de preferência com um cabo disparador remoto para evitar a vibração da câmara), um tripé e uma grande dose de paciência.
7 - Caçar auroras significa ficar horas e horas olhando para o céu, apenas esperando e essa pode ser uma tarefa um poco tediosa, afinal você vai ficar vagando por aí, num frio anormal. Por isso alguns preferem esperar tomando algo, tipo vodka ou conhaque, espanta o frio e te rende um momento "connecting people". Aconselha-se comprar no free shop do aeroporto, principalmente se você for para Noruega, as coisas lá são caríssimas e já me disseram que nos seus vizinhos as coisas não mudam muito.
8 - Muitas pessoas reservam pouco tempo para ver as luzes do norte e saem desapontados porque nem sempre conseguem vê-las. Pensando de forma realista, você precisa reservar pelo menos uma semana em seu destino para obter uma boa chance de vê-las corretamente

É importante lembrar: você está à mercê da natureza, o que inclui o tempo e que as luzes são notoriamente inconstante.

Fala sério, tá ficando complicado...
Com essas informações iniciais já da pra começar a refletir na questão: Para onde ir?
Para responder essa questão eu decidi fazer outro post só com as cidades pra não ficar muito extenso esse e além disso, venhamos e convenhamos, responder essa pergunta não resulta ser a tarefa mais simples do mundo.

Nos vemos em breve,
Besitos a todos. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário