sábado, 15 de outubro de 2011

Viagem: Ibiza e Formentera

Como eu sempre digo: "Devo, não nego, pago quando puder!". Eu tava devendo o post de Ibiza, com dicas e relatos sobre como foi a minha ida a essa ilha fantástica, onde tem lugar pra tudo e pra todos; e aqui estou eu, pagando minha dívida com vocês. Pelo tamanho do post vocês vão entender porque demorei, mas espero que gostem e que ajude a outros viajantes. =D

Como para qualquer viagem que você queira fazer, os meios são muitos para chegar ao destino, mas eu achei que a viagem para Ibiza, deveria ser uma viagem diferente, que tivesse nossa cara, com aventuras e descobertas, ou seja, eu deveria fazer todo o itinerário. Então, estudei a ilha e seus segredos, assim como tudo que ela tinha para oferecer, convoquei meu fiel escudeiro, companheiro nas aventuras e no amor, o Rodrigo, e fomos rumo ao descobrimento das “calas de Eivissa”. É sempre interessante ter pelo menos um cúmplice para esse tipo de programa.

Antes de pensar em ir na “doidiça” (como eu gosto de charmar), posso confessar-lhes que de antemão pensei em ir de excursão com os erasmus (o pessoal de intercambio), galera jovem e sedenta por festas, o lema ali é: "Beber, cair e levantar”, afinal, dormir é para os fracos. Pra quem prefere ir nessa pegada, posso garantir que é assegurado dias de muita loucura e diversão. Aqui na Espanha eu posso sugerir a ESN, que faz do evento, à 6 anos, o momento mais marcante na vida de um erasmus. É totalmente garantido que os locais mais badalados da ilha vão estar na programação, clicando no nome azul, vocês podem ver algumas fotos e informações sobre a viagem, o único possível contratempo será agüentar o rojão. Os preços variam pouco pra esse tipo de viagem, mas sai basicamente por 300 euros, que incluem transporte de ônibus até Valencia, Ferry até Ibiza com festa no barco, entrada em todas as baladas, excursão a Formentera e excursão as calas de Ibiza. Fora desse valor, você pagará comida e todo o resto. Concordo que não é uma viagem barata, mas vale a pena e os gastos saem praticamente os mesmo do “meu jeito” de fazê-lo.

Eu pensava que Ibiza era um local mais pra jovens, mas me deparei com um lugar fantástico para todas as idades, de pessoas livres, mentes abertas e tranqüilas. Ibiza tem construções que foram declarados pela UNESCO Patrimônio da Humanidade em 1999. Está dividida em cinco municipios: Ibiza (Capital), Sant Antoni de Portmany, Sant Joan de Labritja, Sant Josep de sa Talaia y Santa Eulària des Riu; tem 572km² de superfície, rodeado de 210 km de costa. Os idiomas oficiais são o Espanhol e o Catalão. A moeda que comanda é o Euro. E um menu Big Mac custa em média 6 euros.

Agora que vocês já sabem o que é Ibiza, eu vou relatar aqui o que planejamos fazer e o que realmente fizemos no tempo que pudemos ficar na ilha, a verdade é que a conclusão que chegamos é que 1 mês ali ainda seria pouco pra desfrutar de fato desse lugar. Como eu não cobro o conselho, digo logo que aconselho como 1ª parada um ponto de informações turísticas da cidade para mais informações sobre o que você quer conhecer e fazer.

From Malaga (AGP) to Ibiza (IBZ): Flight FR8146 Depart AGP at 11:20 and arrive IBZ at 12:35

Quinta-feira, 23Jun11

13:00 – Pegar o carro. (Saímos no estacionamento do aeroporto e uma van da loja de aluguel de carros nos buscou e nos levou a loja pra firmar o contrato. É o que todas as lojas de aluguel de carro fazem, alugamos por internet, no amigoautos.es, dali é só alegria.) Vamos para Sant Antoni de Portmany onde fica o hostel.

14:00 – Check-in no hostel. (O hostel que escolhemos foi o Hostal Mari, que também reservamos pela internet, no booking.com

15:00 – Sair para conhecer as Calas (as calas podem ser traduzidas como enseadas, basicamente água transparente e peixinhos nadando com você.)

A - Cala Tarida - Linda praia, com bares e muita gente. Muito lindo o local, parece um pouco estranho, mas o acesso à praia é num estacionamento mesmo.
B - Cala Comte - Esta é muito famosa pela beleza e por um chiringuito que é considerado um dos melhores, teve que ser parada obrigatória pra um mojito e uma cerveja (preço num coquetel: 8€, cerveja: 6€), até porque nos dá uma bela vista para a Isla de Conejera

C - Cala Bassa (10 minutos de uma para outra) - que disseram que se podia nadar com os peixes, pareceu interessante, mas chegamos no final da tarde, não tive coragem de entrar na água.

20:00 – Entardecer no Café del Mar em San Antonio de Portmany sincronizado com música chillout, este se encontra onde estão todos os Pubs de San Antonio, perguntando se encontra facilmente. (Nesse dia a gente perdeu porque nos perdemos no meio das estradas, buscando uma das calas e chegamos muito tarde pra o pôr do sol, mesmo assim nos divertimos no inicio da noite nos pubs locais, vendo o botellón na beira mar, próximos ao Café del Mar, bem legal, muita gente diferente e animada).

Sexta-feira, 24Jun11

FORMENTERA

Essa ilha sim, eu diria que é totalmente imperdível, definitivamente o paraíso! Vale muito a pena ir até lá.
No Porto de Ibiza buscamos como atravesssar até Formentera, tinhamos planejado gastar 95€ para fazer isso, mas pegamos uma embarcação menor do lado direito do porto e pagamos 45€ pros dois.

Manhã (09:00 até ás 14:00)

Em Formentera alugamos uma scooter, custando em torno de 25€, não se preocupe que lá, independente da hora que chegar se pode alugar uma moto, scooter, ou algo assim. Tiramos o dia pra desfrutar da ilha de forma livre, visitamos o famoso Faro de la Mola que tem uma vista impressionante. Só digo: Cuidado com as praias nudistas! Eu caí em uma por acaso, fiquei me sentindo como quem chega pra uma festa a fantasia onde todo mundo ta sem fantasia e só eu fui fantasiada. Mas para quem gosta essa estava em um dos caminhos para a "Platja Migjorn", em direção ao hotel Es Ca Marí. Qualquer coisa onde você ver um monte de gente nua, é lá!

Final de Tarde/Noite (20:00 as 23:00)

20:00 – Ir ver o pôr do sol em Kumaras (Beach bar and Sunset Chillout Café) que fica em San Antonio de Portmany é possível ver um pôr do sol precioso e o local é fantástico.
(Infelizmente não fomos ver o por do sol no Kumaras, porque ao voltar de barco, já se acabando de enjôo, eu resolvi lindamente ir andando, porque não suportava esperar nem mais 10 minutos pelo motorista do barco, nem de ir de barco, nem nada. Assim que, caminhamos quase toda Ibiza pra chegar no carro outra vez. Mas chegamos, só que mortos e esfomeados, perdemos a programação da noite!)

Noite (24:00/01:00)

Dia de festa da água no Es Paradis. Nessa discoteca o interessante é ver a pista principal se converter em uma piscina durante a festa enquanto seguimos dançando. É realmente Impressionante!!! O custo do ingresso é em torno de 30€ antecipado no site. (Eu tava louca pra conhecer essa balada, mas infelizmente nós não acordamos a tempo, capotamos e não conseguimos ir pra festa).

Mas nada de tristeza! O tempo é curto e corpo padece mesmo, tem que aproveitar o que tem ao invés de perder tempo se lamentando, seguimos...

Sábado, 25Jun11

IBIZA

Manhã (09:00 até ás 14:00)

Playa de Ses Salines - ou também chamada de "playa de las salinas", é uma das praias mais conhecidas da ilha, muito bem ambientada, tem bares onde se pode tomar uma copa, ou uma cervejinha num preço legal, conseguimos achar a cerveja num copo de 500ml por 3,50€, o bar chama-se Malibu; nos indicaram também um bar chamado Sa Trinxa, parecia um bar fantástico, mas infelizmente nem lembramos dele, nós buscamos o lugar mais próximo com cerveja acessível, pagamos umas cadeiras chiques de praia que nos cobraram 7€ por cada maca e fomos ser felizes, sem preocupações. Para ir a esta praia necessita de carro ou ônibus, mas digo logo que não vi ônibus nenhum na área. São 32 minutos, aproximadamente, de Sant Antoni.
As fotos de cima são de Ses Salines e as de baixo de en Bossa
Platja d’en Bossa - Essa praia é uma das mais animadas e é onde está o famoso Bora-Bora, discoteca, balada durante o dia na praia, balada loucona, vale a pena ir pra ver o pouco pudor da coisa, se pegar uns vídeos por aí dá pra sentir como é, foi uma pena que nós não nos lembramos do Bora-Bora, ficamos lá nessa praia por 20 minutos e fomos embora, não me pareceu atrativa a primeira vista e eu não vi nada de Bora-Bora no caminho. Ali também inauguraram a pouco tempo outro bar chamado Usuhaia, disseram que era caro, por isso nem me atrevi a procurar, mas foi muito bem indicado, boa música e gente bonita. Está a 15 minutos de Ibiza centro.

Parte da Tarde (14:00 até as 18:00)

Cala d’Hort (Ses Salines – Cala d’Hort = 1hr) - Essa tínhamos na programação, mas abandonamos por outra coisa que nos pareceu mais interessante.

A Cueva de Can Marçà – que foi uma cueva utilizada como esconderijo de contrabando na ilha antigamente. Fácil de chegar, fica próximo ao Port de Sant Miquel de Balansat, no final de Sant Joan de Labritja. Tem muitas indicações. A cueva é bem interessante e muito bonita, é impressionante ali que algumas estalactites e estalagmites tomaram formas conhecidas como do Buda e da Virgem Maria.

Cala Salada – para onde seguimos depois. Uma praia belíssima, onde, se soubéssemos da diversão que teríamos ali, já tínhamos ido antes e com mais tempo. Mesmo assim desfrutamos muito do local. Ainda se pode andar sobre as rocas de onde nos jogamos algumas vezes e as mesmas dão acesso a Cala Saladeta, que comparte as mesmas águas, realmente divertido pular das rocas.

Noite (19:00 em diante)

Saímos voando da Cala Salada com a meta de pegarmos finalmente o pôr do sol. Fomos ao hotel pra um banho rápido e corremos pro Café Del Mar que finalmente conseguimos chegar, sentar e apreciar o espetáculo. De fato a vista é fantástica, foi o pôr do sol mais lindo que já vi na vida. É algo realmente indescritível, com música chillout tocando ao fundo, sincronizado com o pôr do sol, tudo perfeito, muito bom.

Fomos à compra de presentinhos e uma pequena caminhada por San Antoni de Portmany, muito agradável a cidade, tem uma rua próximo ao porto que tem muitos bares, onde passam as gogo girls das discos, é bem interessante, o legal é sentar em um dos bares e curtir essa pré-balada. Compramos alguns presentinhos pra galera e fomos pro hotel descansar pra balada, afinal era nossa última noite.

Fotos de cima, momento andança e abaixo, Pacha.
Escolhemos a Pacha, pela fama e me parecia uma das melhores. Como nos disseram que era bem caro beber dentro da discoteca, tivemos que fazer uma leve farofa, compramos no mercado um litro de vodka, refrigerante de limão, um saco de gelo e seguimos rumo a Pacha (clica no azul para agenda de atrações e saber mais sobre a disco). Estacionamos bem próximo a entrada e nos colocamos a beber dentro do carro, tomamos metade do litro e fomos pra balada! O preço da balada: aprox. 50€, preço de uma dose de qualquer bebida simples dentro da balada: 15€. Fiquei feliz de ter bebido antes. A disco está localizada próximo ao Porto de Ibiza, seguindo na pista em frente, passando o girador, o nome real é Defected In the House

Fiquei feliz com essa disco, balada tranqüila, ótimos DJs, sem gente nua, sem pessoas transando no meio da balada, nem parecia que eu estava na tão famosa cidade da vadiagem e daí lembrei de como promovem nosso país, não somos feitos só de bundas e futebol. Assim é Ibiza, também nem toda festa é putaria.

Domingo, 26Jun11

Pra o domingo tínhamos programado conhecer uma bela Cala que nos indicaram:

B - Cala llonga (11:30 – 15:00)

Mercadillo Hippy de Punta Arabí, onde há artigos de artesanato que só se pode encontrar em Ibiza. Este mercado está localizado na parte noroeste da ilha, próximo a Punta Arabi, que está entre as calas Martina (D) e a Es Canar (C), há 3km de Santa Eulalia Del Rio.

Só que esse mercado está aberto em dias específicos, então como não sabíamos se estava aberto neste dia, resolvemos refazer a programação e resolvemos dar uma volta pela cidade de Ibiza e almoçar na praia de Ses Figueretes. Dalí, fomos direto para o aeroporto, devolvemos o carro, e tentamos nos conformar que infelizmente, já chegava nossa hora de partir.

From Ibiza (IBZ) to Malaga (AGP): Flight FR8147 Depart IBZ at 17:25 and arrive AGP at 18:40

Bom gente, acho que o post foi tão longo que praticamente não exige conclusão, motivos para ir a Ibiza acho que já dei até demais, minha paixão pelo lugar, acredito que também ficou claro, mas brevemente, gostaria de dizer que o mais díficil de toda essa viagem foi realmente ter que deixar a ilha.

"A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente." (Regina Brett)

Ainda gostaria de deixar meu eterno agradecimento ao meu companheiro de viagem e namorado, que tornou essa viagem ainda mais especial, Rodrigo Sanchez. Obrigado por tudo meu bem.