segunda-feira, 13 de junho de 2011

A crise do pepino!




Bom meu povo, voltando um pouco as atenções as terras espanholas, hoje  venho abordar aqui no blog o  assunto bombante do momento na Espanha. Eu já me diverti muito com isso, não que seja uma situação de rir, mas em certos momentos me parece engraçada a campanha. A verdade é que: ô povinho pra gostar de crise viu!


Não bastasse a situação do país que vive uma crise financeira interminável, agora arrumaram a crise do pepino. Nada que a Espanha realmente tenha culpa, mas não se preocupem, vou contar mais ou menos como tudo ocorreu e como anda a situação de acordo com o que tenho lido e visto pela tv.


Tudo começou quando basicamente um número muito significativo de pessoas na Alemanha começaram a ficar doentes, com sintomas de diarrea sanguinolenta e ligeiro como são os alemaes, trataram de investigar as causas, assim que descobriram que as pessoas estavam infectadas pela bacteria "E.coli"; o que já causou 31 mortes e mais de 3.000 infectados (até hoje), segundo dados do Centro Europeo de Controle de enfermidades.
O barato é que a Alemanha avaliou 4 pepinos pegos aleatoriamente no mercado de Hamburgo e fatalmente 3 dos 4 pepinos eram de origem espanhola, o que direcionou toda a atenção da infecção para cá. Lembramos que a Espanha é atualmente o primeiro exportador mundial de frutas e hortalizas e isso inclui o pepino com posição de destaque (invejinha? será?)
Total que essa brincadeirinha de dizer que a culpa é toda do pepino espanhol já fez o setor de hortaliças perder aproximadamente mais de 350 milhoes de euros, danos que os agricultores não terão como remediar, (até então!), porque a UE apareceu com uma proposta vergonhoza de ajudar com 150 milhões para compensar os agricultores afetados, fala sério né! Logicamente, a proposta de Bruxelas foi recusada pela ministra do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho da Espanha, alegando ser insuficiente. Bruxelas, logo em seguida foi obrigada a melhorar a proposta e apareceu 2 dias depois com uma nova proposta de 210 milhões, que representa 50% do prejuizo, mas ainda não vi nada de que tenha sido aceita, os espanhóis são orgulhosos, querem 90%, apenas.
O muído do pepino continua e no meio do cabaré, na semana passada, finalmente Berlim confirmou que a origem da bacteria está na soja encontrada em uma granja da Baixa Saxônia, (vale salientar) ALEMANHA. Ou seja, a Espanha pagou o pato, perdeu dinheiro e o pobre do pepino espanhol foi recusado por aproximadamente 10 dias nos mercados extrangeiros (ou melhor, por segurança, não só o pepino mas todas as hortaliças). Danos de poucos dias, mas de grandes proporções.

Calma esses não foram os meus, saíram muito mais horríveis!
No cotidiano dos cidadãos espanhois e estrangeiros que vivem aqui (como eu, claro) a situação era de cuidado, infelizmente todo mundo estava com medo de comer pepino, o povo mal fazia referencia a outras hortaliças, mas comer pepino "neveeer", nada de comprar pepino. Eu que nunca como pepino resolvi fazer sushi na semana passada e taquei pepino e nem morri oh! Tô aqui pra contar a história, pra falar a verdade pra vocês eu nem tava sabendo do muído do pepino. De toda forma, lamentavelmente as pessoas estão evitando comprar hortaliças e isso prejudicou ainda mais a economia do país.

Agora na tv, no rádio e nos demais meio de comunicação a onda é fazer campanha a favor do pepino e demais hortaliças, foco no pepino, agora ele é o cara! O Governo fez um chamado aos cidadãos para que consumam produtos espanhóis e pra que "ninguém duvide do sistema produtivo espanhol", de sua qualidade e dos controles rigorosos de produção. A parte que eu acho engraçada da situação é que o governo e canais de tv espanhóis estão veiculando constantemente propagandas a favor do pepino, tudo para tentar reerguer o setor e tirar a desconfiança do povo com o pobre do pepino.

Fico imaginando esse tipo de campanha no Brasil, ia virar logo piada. Outra coisa,  nós somos muito nacionalistas viu, mas os espanhóis também tem um orgulho danado, inclusive de seus pepinos, me tem passado a mensagem do tipo "Fale mal do nosso pepino pra vc ver! humpt". Eu andei catando aqui algumas demonstrações do amor ao pepino e da campanha contra a crise do pepino. Esse aqui eu vi na tv um dia desses, quase me matei de rir até porque o nome da campanha é hilária: "!Estamos contigo pepino!" e o povo vai tacando o pepino onde acha interessante: para ver clique aqui.
E essa aqui, como boa brasileira que sou e pra não perder o costume da safadeza que é muito importante pra uma vida saudável, (recomendado PARA MAIORES DE 18 ANOS e mulheres), descobri que o pepino espanhol ébomdemás! e gostaria de compartilhar com vocês a informação: para ver clique aqui. 

No mais pessoal, acho que com as informações que coloquei aqui o pepino espanhol está livre de suspeitas, portanto consumam o pepino espanhol e ajudem esse pobre país ligeiramente viciado em crises! >.<

Referências:
http://www.elpais.com
http://www.rtve.es/noticias
http://www.diariodenavarra.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário