domingo, 23 de outubro de 2011

Vamos tomar uma hoje?

Eu acho que já deu pra perceber que comigo não tem muito essa de dia de beber não né!? Bateu aquela vontade, tá valendo!

Hoje vou apresentar a vocês as últimas que andei tomando por aqui, afinal, faz tempo que não falo de cerveja, um dos melhores pontos desse blog (suponho).

Cerveja: Judas
Tipo: Belgian Golden Strong Ale
Álcool: 8.5% ABV

Cerveja Belga. Fabricada por mestres cervejeiros de Flandes do grupo empresarial Alken-Maes, apareceu em 1986, o que nos mostra que é ligeiramente nova no mercado, mas lhes digo que tem um sabor muito especial. Me pareceu um pouco estranho tomar uma cerveja com nome de Judas, mas resolvi deixar a fama do Judas um pouco de lado e abrir o paladar para essa cerveja de nome exótico, por ser Belga já percebi que poderia apostar e não vou negar que o rótulo preto com nome grande em vermelho me chamou a atenção. Aí também lembrei do dito belga que diz: "Cerveja maliciosa, prazer divino" e não contei conversa em pedi-la, afinal a ocasião também pedia uma cerveja especial.

De fato o espírito da cerveja é o do dito. Possui características exepcionais, sabor forte, por ser uma cerveja de fermentação alta que está ainda sendo fabricada pelos principios tradicionais. A Judas utiliza de uma mistura de uma variedade de lúpulo da Bohemia e outras regiões. Após a fermentação da cerveja ela é rapidamente conservada na adega até que obtenha o sabor único da Judas. O interessante é que essa cerveja ainda passa por uma segunda fermentação após o engarrafamento, o que permite que ao ser posta na taça de cerveja, gere uma espuma generosa e sabor único. Possui cor dourado forte e sabor amargo-doce, ainda é suave com tendencia inicialmente adocicada, que evolui para seca e matizada pelo ligeiro amargor no final, com lembrança a caramelo e certa pastosidade.



Cerveja: Greimbergen Dubbel Double
Tipo: Belgian Dubbel
Álcool: 6,5% ABV


Cerveja Belga. Esse fim de semana foi o final de semana das belgas. A Greimbergen veio para completar o time. Essa cerveja que estava lá no mercadona, com um pequeno espaço na prateleira, um pouco que esquecida, me encantou. Fabricada também pelo grupo empresarial Alken-Maes, que surgiu em 1128, é uma cerveja de abadia e fabricada com dupla fermentação.
Possui sabor bem diferente, digamos que bem complexo, com um amargo leve e doce juntos. O sabor do malte tostado é bem claro mesclado com o leve frutado. Cerveja bastante licorosa, coloração escura avermelhada, com uma boa formação da espuma, bege, pouco persistente, mas é perfeita, só dá mais vontade de bebe-la. De fato é uma cerveja deliciosa, recomendo.



Cerveja: Steinburg Clásica
Tipo: Lager
Álcool: 4,8% ABV

Cerveja Española, apesar do nome muito alemão. Font Salem, S.L. pertencente em sua totalidade ao Grupo Damm, fabricada em El Puig, próximo a Valencia e exclusivamente para a cadeia de supermercados Mercadona.

É uma cerveja de baixo custo, para se ter uma idéia, a compramos toda sexta-feira, ou dias festivos, em pacote de 12 latas de 330 mls por apenas 3€, diz aí, se não é pra ser feliz? A cerveja é boa, sabor suave, não se sente muito o alcool, é uma cerveja como Skol só que com um sabor melhor, para se ter idéia quando voltei ao Brasil e tomei outra vez Skol, senti muito o alcool e imediatamente senti falta da velha Steinburg, boa, gostosa e barata. 

Infelizmente o que me deixou um pouco triste é que realmente o Mercadona está cortando os laços gradativamente com o Grupo Damm e agora só teremos Askania (falarei sobre ela um dia), que já começou a tomar conta das pratileiras, para mais informações sobre esse afastamento, clique aqui.

Ademais, a Steinburg é perfeitamente adequada para festas onde muita gente bebe, bebe muito e a cerveja não precisa ser uma top, apenas boa.

Espero que tenham gostado... nos vemos na próxima cervejada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário