sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parque Garcia Lorca


Aqui temos mais um dos belos locais que pertencem a cidade de Granada, o parque Garcia Lorca. Logicamente que eu perdi a época mais bonita do parque que seria a primavera, mas acredito que em outra oportunidade poderei fotografar tamanha beleza para relatar a vocês a sensação de ir simplesmente estudar, ou passear, ou quem sabe namorar no parque. O parque foi construído em homenagem ao Federico Garcia Lorca, ao redor de sua casa.

O Federico Garcia Lorca foi um poeta e dramaturgo espanhol, nascido em Granada, tinha idéias totalmente socialistas e com fortes tendências homossexuais. É, o gatinho da foto abaixo era viadão! Já ta virando regra essa porra! (digo isso pq a maioria dos homens que eu acho interessantes, descubro no fim que não curtem mulheres, só pra esclarecer a revolta) Mas o Federico era um cara corajoso e totalmente assumido, chegou a ser acusado com a seguinte frase que ficou marcada na história "ele é mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver".


Com isso o pobre, filé e delicado Federico foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, apoiada pelo conservadorismo os nacionalistas decidiram executá-lo, o que eu particularmente considerei covardamente com um tiro na nuca, o que alguns dizem que foi uma alusão ao seu homossexualismo. Bem possível. Pra completar ainda jogaram seu corpo na Serra Nevada, um absurdo, uma tremenda falta de respeito com o ser humano isso! Aos lindos 38 anos se foi Federico, o "bixinho" ainda dava um caldo, mas mais honroso foi como a Wikipédia finalizou o perfil de Federico, me deu uma tristeza:

A caneta se calava, mas a Poesia nascia para a eternidade - e o crime teve repercussão em todo o mundo, despertando por todas as partes um sentimento de que o que ocorria na Espanha dizia respeito a todo o planeta. Foi um prenúncio da Segunda Guerra Mundial.” (Já dizia a Wikipédia)

Eu fiquei tão comovida com a história que resolvi ir fazer-lhe uma visita, em sua casa, tomar um té (chá) e falar de como as pessoas do mundo (principalmente os félas que o assassinaram) são preconceituosas e discrimadoras. Pena que ele não atendeu a porta apesar das luzes estarem acesas.  

Federicooooo cadê vc? Eu vim aqui só pra te ver....

Tem uns brinquedinhos de exercício físico para idosos, mas eu e Pam não resistimos =D
Federico Garcia Lorca é da chamada Geração de 27 e é considerado um dos melhores escritores espanhóis do século XX.


Pois é, mais um momento "senta que lá vem a história" do meu blog... Iviane tmb é cultura rapá! 
beijoooos

4 comentários:

  1. Não vi graça: "Federicooooo cadê vc? Eu vim aqui só pra te ver...."

    E no parágrafo anterior a foto também não.

    Mas antes disso, seu texto estava até interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá senhor Anônimo, gostaria de agradecer o elogio sobre o texto e as críticas, elas também são bem vindas, mas como já diria meu querido Nietzsche: "O importante é a coragem de ser você mesmo"! Isso tem me bastado pra escrever aqui.
    Obrigado por ler meu blog! =D

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto e achei super triste a historia dele...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Regiane,realmente é. Ainda bem que o trabalho dele é reconhecido atualmente.

    ResponderExcluir