quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Una noche Flamenca en Granada

Ai gente, eu ando meio dispersa com o blog, mas é porque essa semana tive que ir todos os dias a Jaén e resolver outras coisas do meu visto aqui, mas vou tentar pôr em dia os acontecimentos mais marcantes dos últimos dias.


No início do mês de novembro resolvemos que teríamos que ver um espetáculo de Flamenco, então Pam como boa guia turística da cultura granadina sugeriu que deveríamos ir a La Chumbera
A La Chumbera é localizada bem no coração do Sacromonte (bairro de Granada), possui uma grande terraza e uma bela varanda de onde temos uma maravilhosa vista para a Alhambra e para o Valparaíso o que torna o local único e que pode ser alugado para qualquer tipo de evento.
Pam comprou nosso ingresso pro dia 06 de novembro as 21 horas, por 8 €, show com Isabel Molina, que depois acabei descobrindo que juntamente com Virginia Sanchez é quem comandam a La Chumbera com a família, que há mais de 30 anos tem experiência no setor e isso é fácil de perceber pela organização e amor com que fazem o espetáculo.

Link com o vídeo desse momento, clique aqui

A La Chumbera tem vários ambientes, mas o show se realizou no que eu chamaria de auditório. Poucas cadeiras, confortáveis, um pequeno palco à frente com um fundo branco, umas cadeiras no palco, microfones e vamos ao espetáculo. As luzes se apagam e surgem os músicos que rapidamente se sentam nas cadeiras, apenas uma fica vazia (a da cantora), começa a música com uma luz beeem fraquinha amarelada, ao começar a música percebo que o fundo branco do palco estava levantando, ou seja, é de vidro e por trás da "cortina" branca surge a bela Alhambra iluminada e lindíssima, um cartão postal, me arrepiei de verdade, e após levantada a cortina surge uma dançarina de Flamenco com movimentos precisos e mãos a rodar parecendo que não possuía ossos, uma habilidade tremenda. Fiquei pensando... quem de fato é a estrela do show? os músicos, a dançarina ou a Alhambra? 
Aos poucos a dançarina faz sua apresentação inicial, sem muita pressa, faz alguns movimentos delicados e sai do palco dando lugar a cantora Isabel Molina, que coloca na voz o seu amor pela cultura e pela música flamenca, é facilmente percebido como ela canta com a alma; o que acrescentou mais um integrante na minha dúvida sobre quem de fato é a estrela neste lugar.

Link com o vídeo desse momento, clique aqui
Fui curtindo o show, levei um carão de uma mulher do lado porque tirei UMA foto com flash, levamos outro carão por que cochichei UMA vez com a menina do meu lado, era pra ficar imóvel lá e eu não sabia, me calei, tirei o flash e fui feliz, mas uma doida em cima da gente, num estilo altamente hippie, um frio de torar e a menina com a barriga de fora, começou a bater palmas e gritar: Olé! Olé! - Pensei: isso é flamenco ou é tourada? 
Depois de um tempo notei que é normal quando se está empolgado com a música, mas que estava irritando estava.
Link com o vídeo desse momento, clique aqui

Independente disso, o espetáculo supera qualquer expectativa e mesmo que tenha uma fanática próxima a você o espetáculo permanece uma maravilha, bem exótico, mas particularmente achei a música linda, a dança é linda; Mais pro final do show a dançarina tornou ao palco e dançou com todas as suas forças, disposição e tudo mais que você possa imaginar, as fortes expressões no seu rosto ao se preparar para cada passo um pouco mais empolgante eu jamais esquecerei. A primeira impressão que eu tive quando a vi a dançar com tanto vigor, foi de como se ela estivesse possuída pela alma flamenca, ela dançava com orgulho da cultura do seu país, como se essa cultura estivesse correndo em suas veias. É magnífico.
Caso acessem os vídeos que coloquei nas legendas das fotos, verão em meu canal no Youtube, outros vídeo, todos eles são muito interessantes, foram todos no mesmo dia.

Um curiosidade que acabamos descobrindo quando estávamos saindo do espetáculo, foi que Chumbera é o nome de uma planta que era muito comum antigamente na região do Sacromonte, que é nossa velha e conhecida Palma (na foto ao lado, pra quem não conhece); não sabem eles que alimentamos bois com isso e que é extremamente nutritivo pra os bichinhos, mas como quem nos informava sobre isso era uma senhora idosa e fazia muito frio ali no alto, achei melhor não estender a conversa.

Então, quem quiser de fato conhecer a cultura espanhola e tiver oportunidade é preciso conhecer um espetáculo como esse ou ir em um nas próprias cuevas, que fiquei morrendo de vontade de ir outro dia, pois é mais cultura-raiz ainda. Mas isso é história pra outro dia. Vou deixando pelo meio do post aí uns vídeos que gravamos no dia e umas fotos que tiramos por lá.









Um beijo no coração de todos e obrigado por estarem acompanhando o blog! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário