quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A universidade

Ai gente, tem muitos assuntos que eu gostaria de abordar aqui no blog, mas ando meio sem tempo. A universidade me consome e ao mesmo tempo o dia é tão curto que não da tempo de fazer quase nada da universidade; na verdade o tempo aqui é muito doido, durante o dia o tempo voa, mas quando estou em sala de aula parece que 1 minuto demora 10 pra passar, impressionante! Então é o tipo da coisa, minha vida gira em torno das atividades da universidade o restante é só coadjuvantes nesse filme que é minha vida. Mas achei que de balada eu já falei demais e descrever as coisas da Universidade é muito interessante também, até por que uma sobrevive da outra, então vamos lá.

La Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad de Granada (UGR)
Bom, estudar na Universidade de Granada pra mim já era algo que eu tremia só de imaginar, pensando o qnt o babado era forte por lá e apesar de não haver muita cobrança por parte dos professores comprovei que o negócio realmente é pesado, que inclui estudos em espanhol e em inglês.
Primeiro que eu descobri no 1º dia de aula que o meu mestrado é interuniversitario, ou seja, temos aulas em duas universidades diferentes, a de Granada e a de Jaén, Jaén é uma cidade pequena assim como Granada e fica há 1 hora de distância de Granada, então é como estar indo pra João Pessoa um dia ou outro pra estudar. Ou seja, pra ir pra Jaén, se eu fosse de ônibus iria gastar em torno de 25 por viagem, mas Deus é muito bom e permitiu que conseguíssemos um amigo abençoado pra nos dar carona, nosso querido Javiezão (o nome dele é Javier pronuncia-se "Ravier").
Na universidade de Jaén
Como se não bastasse isso, eu com minha bela dificuldade em entender o espanhol da galera, que aqui em Granada não se fala o espanhol explicado, falam as palavras cortadas, o "s" ninguém fala, além de imendar uma palavra na outra, é uma beleza; tem professor que ainda pra "facilitar" a minha vida e de outra brasileira, que com a graça de Deus encontrei no curso, resolve falar rápido e baixo, ainda por cima, indo de um assunto pra outro em questão de segundos, sem contar nas piadas no meio da aula que eu não entendo "chongas", mas dou rizada do mesmo jeito. E olha que eu já ia esquecendo de falar como é interessante o jeito que eles falam inglês, é como se não gostassem mesmo da língua inglesa, eles falam um inglês muito doido aqui, tipo lêem como está escrito, então em algumas aulas passo eu uma hora pra perceber que eles tão falando aqueeeela palavra em inglês que pra mim é tão comum.
Independente dessas dificuldades, levando em consideração todas as aulas que tive nessas 3 semanas a maioria delas eu pude entender 90% do que é importante, com o tempo nossos ouvidos acostumam a ouvir o espanhol e entender. Mas não vou negar que as duas primeiras semanas foram de lascar. Uma agonia pra querer entender o que eles estavam falando, agonia pra querer poder comentar na aula, agonia pra conversar com os outros alunos.... aaaahhhhhh, só de pensar me dá nos nervos.
Em relação a turma, aparentemente é uma turma boa, mas ainda estão se formando as amizades. De extrangeiros só tem eu e Camille, que somos brasileiras e mais uns 3 colombianos, os demais são espanhóis, de Madrid, Jaén e da própria Granada, nesse meio de espanhóis ainda tem 3 funcionários da universidade, o que ajuda mais a desprezar nossa existência. Ou seja, os professores não se preocupam em falar um pouco mais devagar ou mais explicado por isso. Como sempre, nível super hard pra Iviane, pq ela merece! \o/
A minha sorte ainda é que não sou só eu nessa peleja, reencontrei Camille, que também é de Campina Grande e já havíamos estudado juntas da 6ª à 8º série, o que facilitou na ajuda mútua nos processos acadêmicos, compartilhamos o sofrimento.
Fizemos algumas amizades na turma: uma espanhola granadina, Araceli, que fala muito engraçado, gesticulando ao extremo, sempre muito bem maquiada, mas muito gente boa, simpática e muito solícita, disse que meu espanhol tava indo bem; o Javiezinho, que é de Madrid e foi com quem mais conversei, pq ele mora próximo daqui de casa, mas acho que ele não gosta muito da gente, por que falamos muito em português, chamamos ele assim por que ele eh pequeno (mas ele não sabe, é claro!); e Javiezão, que é de granada, trabalha numa empresa grande aí, no ramo alimentício pelo que entendi, é quem tem o carro que nos leva a Jaén sempre que possível, muito gente boa, ele compreende que meu espanhol é tosco e que por isso tem que ter paciência (ele também não sabe que o chamamos assim, mas tínhamos que arranjar uma forma de diferenciar os Javier). O pessoal de Jaén também é bem legal, mas estamos nos aproximando aos poucos. Tem uma criatura que nos intriga na turma, a "Gôrdhi", tenho a ligeira impressão que ela é xenófoba, ela ignora nossa presença, não pede ajuda, não fala hola, não conversa com a gente, não pergunta nada, ela simplesmente finge que não existimos, isso é muito legal em pleno século XXI, acho que ela não percebeu que vivemos a globalização há mais de 10 anos.
A universidade de Granada é enorme, principalmente o campus em que eu estudo, uma ladeira filha da mãe que não permite que eu vá andando, então vamos de busão. Busão passa aqui de 15 em 15 minutos, ou menos, que eu me lembre nunca precisei esperar por um na ida, só na volta da universidade. Achei lindo o ônibus que ele dá uma inclinada quando abre a porta, pra que os idosos não se sacrifiquem tanto pra levantar a perna pra subir no busão, quase encosta no chão, claro que são ônibus mais baixos que os do Brasil; quando está frio, dentro tem calefação, então, não morremos de frio até chegar no nosso ponto; o que é muito bom, por que dizem alguns antigos estudantes, que la na Cartuja, região onde fica meu departamento, fazem 5 graus a menos do que no centro da cidade, o que não duvido, por que sempre que saio da aula ás 9 da noite sempre saio congelando.
No mais é isso aí galera, entre leituras em espanhol e inglês, aulas de 4 horas seguidas com 15 minutos de intervalo é só alegria, como eu já falei algumas vezes.... É pra se fuder e morar em Boa Viagem!

Kisses for all!

4 comentários:

  1. Nossa, que interessante! se possivel, gostaria de saber como vc conseguiu pra poder entrar na universidade daí...
    enfim, muito bom seu blog...acho incrivel a determinação das pessoas..
    Booa sorte na sua nova vida acadêmica!

    ResponderExcluir
  2. Eu falei um pouco de como eu entrei nos primeiros post, caso queira alguma informação a mais envie-me un e-mail se identificando e tudo mais que eu posso ajudar sem problemas!
    Agradeço os comentários. =D

    ResponderExcluir
  3. Valew Nathy, força sempre pra todas nós... esta és la vida! =D

    ResponderExcluir