quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Viagem: Toledo

Aqui estamos nós para outra "crazy trip"!!!
Feriadão, fim de semana sem nada programado, uma ótima companhia e um pouco de dinheiro pra conhecer um novo lugar, decidimos ir a Toledo.
Os boatos diziam que era uma cidade medieval. Imaginei logo que seria realmente algo muito longe da minha realidade, que me sentiria como nos filmes medievais, caminhando pelas ruas do filme "Coração de cavaleiro" ou algo do tipo. Assim que me empolguei, estava com a idéia de ir a Toledo, já há algum tempo.
Chegando a Toledo, da estrada, já é possível possível ver as edificações antigas, a parte antiga está no meio de uma montanha, cercada em três lados pelo rio Tejo. Como nós só tínhamos um dia pra conhecer Toledo, nos focamos nesse meio onde pareceu estar toda a parte histórica da cidade, pegamos um mapa no hostel e pedimos informações sobre os locais mais interessantes de visitar e que estavam abertos.

Andando pela cidade é fácil perceber que o turismo é baseado em sua fama pela produção de aço, especialmente espadas (que realmente são lindas e estão por todas as partes) e ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. As lojas ali levam muito a sério essa coisa de fazer replicas de espadas de filmes, reis, etc.; chegamos a ver espadas do filme Senhor dos Anéis, Highlander, Coração de Cavaleiro, Gladiador, Connan, Xena, etc...é uma infinidade, uma que vimos muito também foi a do Rei Carlos V. Uma das lojas que vi na internet depois, explica bem a história das espadas toledanas: http://www.laespadatoledana.com/ O site é muito interessante e vende espadas de todo tipo e valor, para os nerds de plantão tem até do Final Fantasy e Prince of Persia. *.*
É recomendado que se tome cuidado ao comprar uma espada em Toledo, porque apesar de você estar num local onde ainda se produz espadas artesanalmente, há "espertos" que vendem espadas importadas da China como se fossem toledanas, com material distinto e de inferior qualidade em muitos casos.

Aparte das espadas, percebi que Toledo desenvolveu muito o turismo, logicamente baseado nessa coisa da época medieval. Visitamos ali o Museu da Tortura e o Museu dos Templários, pagamos um pacote para os dois museus que saia mais barato, se não me engano 8€. Muito legal, locais pequenos, mas interessante, só o dos Templários que era desanimador, porque tinha muita coisa escrita nas paredes... mas interessante também.
Na Paroquia de Sant Tomé está a obra mais valiosa de Greco "el entierro del Conde Orgaz". Na Iglesia de los Jesuitas dizem que tem uma vista magnífica, nós não fomos, mas eu me arrependi. Fomos também no Monastério San Juan de los Reyes, uma estrutura magnífica, fiquei encantada, essa construção é considerada uma das mais valiosas amostras do estilo gótico isabelino na Espanha e o edifício mais importante levantado pelos Reis Católicos (entrada 2€), mas o mais interessante está do lado de fora. A Catedral Primada de Toledo é enorme e muito bonita, toda em estilo gótico, é considerado como o magnun opus do estilo gótico na Espanha, construída em pedra branca essa catedral é cheia de história, para ser construída demorou aproximadamente 267 anos, começando em 1226, é compreensível que tenha muita história pra contar. Nós não entramos porque me pareceu excessivo pagar 7€, já que havia tantas coisas pra ver e praticamente tudo cobrava pra entrar, achamos melhor conhecer mais coisas e deixar pra próxima a parte interna da catedral.

Essa parte histórica, que fica em uma montanha é bem legal de caminhar com calma, não é muito grande e é bem fácil de não se perder, com um mapa, claro. Como só tinhamos um dia, exploramos bastante essa área e realmente valeu a pena.

Agora, onde ficar em Toledo?
Como nós fomos na louca pra Toledo, não tínhamos nenhum local planejado, mas pedimos conselho as pessoas por ali e acabamos numa Hospedaria de los Reyes, pagamos 55€, sem café da manhã, o que eu, particularmente, achei caro, mas pela hora, por não conhecer bem a cidade e pelo cansaço, ficamos nesse mesmo, tínhamos planejado uma média de 50€. Mas se você vai planejar sua viagem, aconselho que busque por outros hotéis e pousadas, indico desde já esse link: http://virou.gr/yGvvJg , que já te dá algumas opções em Toledo. Nesse hotel que ficamos, o local é muito bom, praticamente na Puerta de Bisagra, que é a entrada pra área histórica da cidade, limpo, confortável e ainda com varandinha, eu gostei bastante do hotel (apesar do preço).

Onde ir tomar uma cerva em Toledo?
Claro que a cerva de cada dia não pode faltar, passamos pouco tempo em Toledo, mas visitamos dois bares. Era um domingo e ninguém tava muito disposto na cidade, mas passamos bem, o primeiro local que fomos para comer, se chama La Abadía, local muito bom, comida muito boa, pedimos um prato de tapas variadas para 2 pessoas, o local também tem uma boa variedade de vinhos e cervejas, não lembro quanto gastamos nesse local, mas suponho que uns 35€ +ou-, foi um pouco caro, mas se percebe que é uma cozinha mais refinada desse local, além do mais tomamos 2 cervejas importadas, que pesou também no valor. Logo fomos tomar mais uma cerveja porque esse local estava fechando. Então bem próximo dali estava o Pícaro Café-Teatro, ambiente bem diferente, todo em concreto, música eletrônica e cerveja gelada. Se você tiver um pouco de sorte quando for a Toledo e ao Pícaro, poderá ver shows ao vivo, de musica, teatro, magia, musical. Esse local também dispõe de bons cockteis e licores de café típicos de Toledo.

Pra te dizer a verdade ir a Toledo sem planos foi bem legal, poderíamos ter gastado um pouco menos, mas descobrir o local por si só é bem mais divertido. A cidade é linda, tem muito o que conhecer, se possível é uma cidade que eu gostaria de voltar.

Espero que tenham curtido e que as informações tenham sido úteis aos próximos descobridores de Toledo.
Um grande abraço e nos vemos na próxima viagem.