domingo, 1 de abril de 2012

Viagem: Itália


Hola pessoal!

Feliz dia da mentira!!! Eu sei que hoje é dia da mentira, mas hoje eu vim contar verdades e emoções da nossa ultima viagem. Na verdade são umas dicas baseadas nas experiências que tivemos na Itália. Tiramos umas férias inesperadas e resolvemos conhecer a tão sonhada Itália, lugar totalmente novo tanto para mim quanto para o Rodrigo, mesmo com o frio congelante, a oportunidade surgiu, então... fé em Deus e pé na tábua!
O roteiro que fizemos inclui 6 cidades: Milão, Veneza, Bolonha, Maranello, Pisa e Roma em 8 dias. Nessa exata ordem. Se tivéssemos mais uns dias gostaríamos de ter incluido Nápole e Florença (em italiano Firenze). E se fosse verão, seguro que teria buscado uma prainha também. 
Confesso que pensei muito em você meu querido companheiro blogger de viagem e queria muito contar todos os detalhes dessa viagem com a mesma intensidade que vivi, mas "agradavelmente" meu HD externo, onde eu tinha guardado o roteiro pra compartir com vocês, resolveu dar pau e todos os detalhes que eu tinha estavam nele. Independente dessa fatídica situação eu vou apelar pra minha memória e alguns papeis que guardei da viagem. Assim vou tentar indicar alguns lugares interessantes que acho que vocês, futuros viajantes à Itália, não podem deixar de ir. 
Eu vou fazer um post pra cada cidade, para não ficar muito extenso, então fiquem ligados que nos próximos dias contarei sobre as demais cidades na ordem que comentei antes. A priori eu gostaria de compartilhar algumas características gerais do país, que você pode tomar como alguns conselhos:

1 - "Prego" é uma expressão que o povo vai usar pra tudo lá (obrigada, olá, de nada, seja bem vindo, ok, quer comprar uma lembrancinha ...)
2 - Pedágios são chatos e caros, mas se você for no inverno (que foi nosso caso) aceite essa condição e vá pela estrada do pedágio, o caminho mais barato e mais curto nem sempre é o que vale a pena, principalmente se for uma montanha. (contarei sobre esse detalhe mais tarde ¬¬)
3 - Se alugar um carro, o que eu aconselho, lembre que além do valor do aluguel vc terá que deixar uma fiança de umas 500 euretas, quando devolver o carro eles lhe devolvem, as vezes esse valor pode ser negociável. E se tiver nevando, exija as correntes pros pneus, vc realmente pode precisar.
4 - Viagens de trem eu achei bem caras por lá, é possível que você consiga preços promocionais em alguns trajetos, é como comprar bilhete de avião, pode que consiga pegar uma promoção boa, mas se você vai acompanhado, seja por 1 pessoa, vale mais a pena alugar o carro.
- A gasolina da Italia é uma das mais caras da zona euro, o valor da gasolina nessa época era de aproximadamente 1,70 euros por litro e o diesel 1,66.
6 - O assunto Máfia Italiana, eu não ousei fazer perguntas sobre isso por lá e aconselho que você faça o mesmo, muitos que tentaram aconselham não entrar nesse assunto, as pessoas desconversam e não parecem ser muito amistosos sobre esse tema. Ela ainda existe, como você pode ver nas notícias da Exame, mas  tenha em conta que você está lá pra conhecer, fazer seu turismo tranquilo, então aproveite a viagem e deixe a máfia italiana pra ver em casa no seu sofá dando play no Poderoso Chefão.
7 - Se você vai pensando em manter sua dieta, esqueça, na Itália o mais fácil pra comer e que você vai ver por todo lado é: Massa, Pizza e Doces tentadores. (que por sinal, vale muito a pena se entregar)
8 - Lembre-se, quando ver no menu "parmegiana" não pense que tem a ver com a "nossa parmegiana", não tem nada de empanado, isso simplesmente indica que a base da comida é com queijo parmesão.
9 - O horário que a maioria dos restaurantes servem o almoço é mais ou menos das 11 horas da manhã ás 14hrs. Depois desse horário é difícil almoçar em um restaurante.
10 - O inverno italiano é realmente rigoroso, enfrentamos em fevereiro temperaturas de -9° até 10°. Tudo bem que pegamos uma frente fria que fez nevar em Roma, que não nevava há 15 anos, mas mesmo com todo frio dá pra conhecer bem as coisas, só precisa ter preparação e disposição pra enfrentar o frio e a neve.
11 - Se você tem pouco tempo pra passar pra lá e quer conhecer o máximo possível, eu realmente aconselho que você planeje o que quer ver, porque tem muuuuita coisa legal pra conhecer, principalmente se você vai no verão.
12 - O pessoal gosta de me perguntar quanto gastamos, eu gosto de dizer pra que você tenha uma ideia e possa se programar, mas tenham em conta que almoçamos fora todo dia e jantamos o que compramos em supermercado; não saímos de balada, porque o frio estava insuportável, compramos cerveja/vinho no supermercado e bebemos nos hotéis, até porque a gente tava morto de tanto andar e dirigir durante o dia; compramos lembrancinha pra família em todos as cidades e no final gastamos em torno de 600 euros cada um (incluindo passagens).
13 - As pessoas na Itália são receptíveis na maioria dos locais, nos hotéis, são maravilhosos, te explicam as direções maravilhosamente e digo que não há local melhor para pedir ajuda na direção correta a seguir. A maioria das pessoas falam inglês, francês e italiano, alguns até arranham no espanhol. Dá pra se comunicar e com o tempo você vai pegando umas palavrinhas em italiano que ajuda a conseguir as coisas.
14 - A Itália é muito show, se tiver a oportunidade de ir... vá! Porque vale muitoooo a pena!

Nos vemos em breve no próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário