segunda-feira, 5 de março de 2012

Música brasileira fazendo história nas baladas de Granada

Hello Bloggers...

Eu não poderia deixar de relatar a vocês o que andou ocorrendo nos últimos meses aqui em Granada por intervenção mais que brasileira e que eu já deveria ter comentado antes, mas os trabalhos não me deixaram. 
Tudo bem que eu não sou a melhor pessoa pra falar desse assunto, mas ao que me consta a primeira vez que ouvi falar de samba em Granada foi em um belo dia em que saímos para tomar umas e outras pela velha Calle Pedro Antoniode Alarcon e um grupo de garotos com um pandeiro, "cantava" algumas musicas que pareciam ser em português em frente a chupiteria completamente bebados. A priori, já era estranho ouvir o som de um pandeiro e ainda mais cantando um samba. Na hora nos aproximamos e a turma se apresentou aos garotos: "Oi, brasileiros!? É Brasileiros... heeeeeee!" \o/ Como geralmente ocorre.
Dessa maneira em um estado de álcool além do normal, os garotos nos convidaram pra um samba que ia rolar na casa deles na próxima quinta-feira. Eu pensei, beleza, legal, parece um daqueles encontros de brasileiros bem animados que costumam ocorrer, mas o mestrado tem consumido meu juizo e meu tempo, eu não pude ir, mas algumas pessoas da turma que estávamos foi. 
Assim passei a acompanhar o crescimento desses garotos pelo que os outros me diziam. Desde a reunião na casa deles, acho que ficou complicado juntar tanta gente naquele espaço, então passaram a tocar em um bar no bairro de Albayzín, pequeno, mas que os deixavam tocar da forma que quisessem e a entrada era livre. Agora o grupo já tinha ganhado até nome: "Sambaycín", nos shows a bandeira brasileira não podia faltar, sempre junto com eles no palco. Logo fizeram página no facebook pra divulgar os dias em que iriam tocar, sempre numa abençoada quinta-feira, dia em que eu não podia ir, por causa das aulas no dia seguinte e trabalhos pra entregar.
Assim eu só escutava falar, enlouquecida pra conhecer e participar dessa festa que parecia ser um flashback de momentos de farras nos sambas de João Pessoa. Alguns me diziam que eles cantavam mal e tocavam pior ainda, mas essas pessoas nunca faltavam aos shows do Sambaycin. Na verdade isso meio que pouco importa né, afinal o legal é você entrar num bar em Granada e poder escutar a música que embalava suas noites de cachaça no Brasil e que não tem o Michel Teló cantando.
Depois de mais ou menos 3 meses de Sambaycín pra cá e Sambaycín pra lá, finalmente consegui um dia pra ver o sucesso brasileiro em Granada numa quinta-feira, chegamos um pouco atrasados, geralmente paravam de tocar á meia noite, já eram 12:30, meio correndo, chegamos ao bar, quando abro a porta e escuto a música, as bençãos estavam tocando "No samba ela me diz que rala, no samba eu já vi ela quebrar..." eu pensei: "What the fuck é isso?!" uma correria do caralho pra escutar "É o Tchan"... fala sério. Logo eu abstraí, pedi uma cerveja e me deixei ser tomada pelo ambiente, que estava looootado, brasileiros e portugueses era o que não faltava, mal se podia ver os meninos, havia alguns espanhóis sim, mas não era maioria, a maioria eram estrangeiros, de toda parte, fiquei pensando.. num é que nossa música faz o povo bailar! XD
Só consegui pegar 2 ou 3 músicas, o som do local não era dos melhores, mas os meninos conseguem fazer a alegria da garotada, a verdade é que fiquei orgulhosa, feliz pelo sucesso dos caras, mal consegui tirar fotos nesse dia. Mas o principal pensamento foi, pelo menos pra isso aquele Michel Teló serviu né, pra mostrar que nossa música e "nossa música" pode ser beeem interesante. 
Ali fiquei sabendo que estavam sem local pra tocar, ou algo do tipo, iam fazer um último show e fim. No dia 04 de fevereiro fizeram o último show no Granada 10, local grande, muito popular em Granada, discoteca famosa, em pleno sábado, dia que pedi tanto que houvesse um show e no final, não pude comparecer porque estava de viagem na Itália; no palco, como de costume a bela bandeira brasileira e o cartaz de cartolina com o nome da banda, banquinhos baixinhos, microfones, pandeiro, cavaquinho e violão, tudo como manda o figurino de uma roda de samba. Pelas fotos vi que foi um sucesso, lotado outra vez, o som tava melhor e tenho certeza que a galera se divertiu bastante. Querendo ver os vídeos só é clicar aqui e as fotos estão disponíveis no perfil do facebook do Samabaicín Granada.
Sinceramente eu não sei com que propósito esses garotos vieram a Granada, mas é certo que fizeram a alegria de muitos brasileiros e de outros de outras nacionalidades que jamais pensavam que nosso povo poderia ser providos de tanta alegria e disposição, sem contar que também nos encheram de orgulho, apesar de não terem as melhores bandas em seu repertório.
Espero que tenham sucesso onde quer que estejam e esperamos uma visitinha qualquer hora para alegrar nossas noites! =D

Beijo galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário