segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A saga do passaporte roubado!

É gente, nem tudo são flores na vida né e nem pensem que estar na Europa é um mar de rosas. Houve uma situação que não quis contar antes que fosse resolvida, mas acredito que pode ser de ajuda para outras pessoas então decidi compartilhar desse acontecimento com vocês.


Dia 05 de novembro eu estava num bar de tapas, pequeno e aconchegante e resolvi pendurar minha bolsa no banquinho em que estava sentada e a todo tempo fiquei conferindo ela lá, até que me vem uma tortilla para comer dentro de um pão e tive que me curvar para frente para comer, logo que acabo, me levanto pra pagar, mas quando vejo o banco, minha bolsa já era, não ficou nem rastro.

As tapas do local são maravilhosas, mas não é seguro. A todo tempo entrava vendedores de relógios e alguns pedintes vendendo isqueiros com um papelzinho de pedido de ajuda, o que me deixou a pensar que possivelmente foi um deles, até porque rumanos e gitanos aqui não são muito bem vistos por ter esse tipo de conduta em muitos casos, mas pode também ter sido qualquer um que estava no bar. Não havia muita gente, o que foi bem estranho não termos visto o ato.

La Antigualla - Calle Elvira - local que fui roubada
O garçon tentou ainda ir atrás das pessoas, falou que só entra la vendedores que ele conhece e que nao viu nenhum estranho entrar, quase me chamou de doida, me deu muita raiva viu! Mas pelo menos os garçons foram solicitos, ligaram para policia, mas a policia também não me deu moral, disse que eu deveria ir pessoalmente fazer a denuncia.

Eu estava indo para Jaén, pra uma aula, mas tive que cancelar, fui diretamente a policia fazer a denuncia, porque coloquem isso na cabeça: isso é o mais importante em qualquer situação de roubo e principalmente sabendo que o meu passaporte estava dentro, junto com outros documentos.

O que mais me entristecia era ver que um imbecil havia levado a bolsa que ganhei com tanto carinho de minha mãe, o dicionário Português/Español que ganhei de minha madrasta antes de vir, uns livretinhos que tinha comprado a pouco tempo, como este da foto ali em cima, minhas anotações da universidade, as fotos do meu irmão e da minha mãe com dedicatórias que estavam na carteira, meu cartão do game station (=P), minha carteira que comprei com dificuldade lá nos camelôs de Campina Grande e de tantas outras coisas que tinham valor sentimental pra mim e que jamais vai ser útil ou ter algum valor para um idiota como o que me roubou. A dor na verdade é pelo irrecuperável.

A policia  me atendeu muito bem também. Na mesma hora em que estava fazendo a denúncia o policial ligou para uns outros policiais que estavam fazendo rondas e mandaram que eles passassem pelo local onde fui roubada para ver se viam algo suspeito, mas eu não tive essa sorte, ao final de todo o processo ele disse que se caso encontrassem algo me ligariam, pois fica registrado um número de telefone na denúncia.
Com a denuncia em mãos a primeira coisa a fazer foi ver o que faria pra recuperar meu passaporte, cancelar o cartão e resolver minha legalização no país (meu visto iria vencer com 15 dias mais ou menos).

Primeiro cancelei o Visa Travel Money pelo telefone, foi bem tranquilo e a companhia me enviou outro cartão com 4 dias úteis sem nenhum custo adicional e ainda podia sacar o dinheiro que estava no cartão caso precisasse, só era ligar pra eles e solicitar que eles enviavam para um estabelecimento que possuisse o sistema operacional deles, recebia na hora que quisesse.

Segundo, fui na extrangeria, faltando 15 dias pra vencer meu visto de estudante e sem o passaporte pra dar entrada no NIE (número de identificação do estrangeiro) o negócio tava complicado. A sorte é que eu tinha uma copia do passaporte. Juntei toda a documentação necessária (menos o passaporte, claro) e levei pra extrangeria, eles recolheram e pediram para retornar em janeiro pra pegar o NIE, mas só poderia pega-lo com passaporte, pelo menos eu já saí de la com o número do NIE e assim estava legal no país.

Terceiro, fiquei torcendo pra que meu passaporte reaparecesse, uma semana depois do roubo fui a Junta de Andalucia e a policia de Granada pra saber se encontraram algo, mas nem sinal de nada em nenhum dos dois, tinha documento de umas trocentas pessoas, mas o meu que é bom nada. Então tive que procurar os meios de tirar outro passaporte.
Na policia, me deram uma lista com os consulados do Brasil na espanha toda. Saí ligando pra todos, a maioria telefone errado, não atendia, até que consegui falar com um deles o de Santander, me informaram que só se tira novo passaporte no Consulado Geral, que fica em Madrid, não tem jeito.
Fui no site do Consulado do Brasil em Madrid e lá tinha todas as informações necessárias para solicitar o novo passaporte, primeiro era necessário enviar um e-mail para lá para marcar uma cita para poder solicitar o tal passaporte, enviei o e-mail  dia 7 de novembro, recebi de volta com uma cita marcada pro dia 02 de fevereiro, tosco não, a gota! Enviei outro e-mail explicando a situação, inclusive dizendo que tinha passagens compradas pra viajar no reveillon e precisaria do meu passaporte antes, me dispus a ir pra la e esperar que alguem faltasse ou algo assim, anexei ao e-mail meus documentos, a passagem comprada e a copia do meu antigo passaporte. Me mandaram outro de volta marcando pro dia 9 de dezembro, menos mal.
Fui até Madrid, 5 horas de viagem num busão de ida e mais 5 pra voltar, fomos de 1 hora da manhã e chegamos ás 6:30 da manhã, pegamos o metrô bem na estação de ônibus mesmo, vimos as conexões necessárias para chegar até o consulado, bem simples e no próprio site do consulado explica a estação próxima de lá. Nada de turismo na cidade, só deu mesmo pra ir no consulado, chegando la tive a oportunidade de rever o caos dos serviços desse tipo no Brasil, brasileiro até umas horas, filas enormes, mas fui muito bem atendida, inclusive fui atendida antes do horário agendado, só me doeu de verdade o coração ter que pagar 160 euros por esse novo passaporte, com 10 dias o passaporte chega aki em casa e eu pago mais 15 euros por isso, estou aguardando, não posso negar que o sistema é eficiente.

Mas que raiva me deu desse assaltante, viu! O cara é tão burro que podia pelo menos ter jogado meu passaporte num banheiro, ou algo assim, que alguém encontrasse e me devolvesse. Por que realmente pra ele nao ia servir pra nada, mas "whatever", Deus tome conta dessa criatura e faça justiça sobre ela.
Só sei que foi uma situação muito chata, o processo é chato, os gastos são chatos, mas temos que saber lidar com o inesperado também e deixar passar.

Infelizmente essas coisas acontecem e espero que a minha experiência possa servir de ajuda pra outras pessoas e que fiquem atentos sempre, seja onde estiver. =D

}}Saludos a todos{{

2 comentários:

  1. Manita, fodex 2000 viu! da nem pra se curvar ao comer uma tortilha,(uashuahs) de fudeeer meeu!. fé em Deus vc não vai mais passar por nenhuma situação chata...
    bejooo smoor =*

    ResponderExcluir
  2. Mas é assim mesmo mana, um dia é da caça e em outro do caçador. Deixa que Deus toma conta! =D

    ResponderExcluir